English is Cool

sábado, maio 2

Osho's

Meditação - A Primeira e a Última Liberdade

Meditação é aventura, a maior aventura que a mente humana pode empreender. Meditação é simplesmente ser, sem fazer nada - nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro prazer.

De onde vem esse profundo prazer quando você não está fazendo nada? Não vem de lugar nenhum, ou vem de toda parte. Ele é não-motivado, porque a existência é feita de uma matéria chamada alegria.

Quando você não está fazendo absolutamente nada - corporalmente, mentalmente, em nenhum nível - quando toda a atividade cessou e você simplesmente é, apenas sendo, isso é meditação. Você não pode fazê-la, você não pode praticá-la: você tem apenas que compreendê-la.

Sempre que você encontrar tempo para apenas ser, abandone todo o fazer. Pensar também é um fazer, concentração também é um fazer, contemplação também é um fazer. Mesmo que apenas por um único momento você fique sem fazer nada, simplesmente permanecendo no seu centro, totalmente relaxado - isso é meditação.

E uma vez que você tenha descoberto o jeito, você pode permanecer nesse estado tanto tempo quanto quiser; finalmente você poderá permanecer nesse estado durante as vinte e quatro horas do dia.

Uma vez que você se tomou consciente de como seu ser pode permanecer imperturbado, então, vagarosamente, você pode começar a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não se agite. Essa é a segunda parte da meditação - primeiro, aprender simplesmente a ser, e então aprender pequenas ações: limpar o chão, tomar um banho, mas permanecendo centrado. Então você poderá fazer coisas mais complicadas.

Por exemplo, eu estou falando com você, mas a minha meditação não é perturbada. Eu posso continuar falando, mas lá no meu centro não há nem sequer uma pequena ondulação; ele está absolutamente silencioso, completamente silencioso.

Assim, a meditação não é contra a ação. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente lhe ensina uma nova maneira de vida: você se toma o centro do ciclone.

A sua vida continua, continua de uma maneira muito mais intensa - com mais alegria, com mais claridade, mais visão, mais criatividade - todavia você está distanciado, apenas um observador nas colinas, simplesmente assistindo o que está acontecendo ao seu redor.

Via blog Palavras de Osho

2 Comments:

  • Great post dear!!!

    I wish I had more time for meditation!

    Hope you're having a great weekend
    xoxo

    By Blogger Seeker, at sábado, maio 02, 2009 2:32:00 PM  

  • Olá cara amiga
    Muito obrigado pela visita no meu humilde blogue.
    Reparei no seu Perfil que temos a profissão em comum: Recursos Humanos.
    Em comum temos também amigos na blogosfera: por exemplo Osho e a querida Verdinha.
    Claro que é um privilégio muito grande para mim ver os meus trabalhos reproduzidos no seu blogue.
    Desejo-lhe um bom fim-de-semana.
    Beijos com ternura.
    António

    By Blogger Tentativas Poemáticas, at sábado, maio 02, 2009 8:22:00 PM  

Postar um comentário

<< Home